Tudo o que você precisa saber sobre Zonas de Disponibilidade na AWS.

Zonas de disponibilidade na AWS. - Tudo o que você precisa saber sobre Zonas de Disponibilidade na AWS.

Você provavelmente sabe que a AWS é o maior serviço computacional do mundo, e hoje eu vou te explicar como todos estes serviços estão divididos pelo mundo.

Estes locais que hospedam os serviços computacionais da AWS são divididos em Regiões, Zonas de Disponibilidade e Zonas Locais.

Abaixo vou explicar como cada um destes locais funcionam e para que servem.

Regiões

Cada uma das regiões é projetada para ser isolada de uma outra região computacional. Desta forma a estrutura está mais tolerante a falhas e com maior estabilidade.

aws region - Tudo o que você precisa saber sobre Zonas de Disponibilidade na AWS.
Diagrama que representa várias regiões

Quando você está escolhendo os serviços dentro do seu console da AWS ou no seu AWS CLI você vê apenas os recursos que são vinculados à região que você selecionou, pois as regiões como dito acima, são totalmente isoladas, sem nenhum vínculo entre si. 

EC2 select region - Tudo o que você precisa saber sobre Zonas de Disponibilidade na AWS.

Desta forma é importante destacar a independência entre as regiões, por exemplo, caso você crie algum servidor de banco de dados na região de São Paulo (sa-east-1) este banco não será encontrado na região da Virginia (us-east-1).

Até o momento que estou escrevendo este artigo a AWS possui 25 regiões espalhadas pelo mundo todo, inclusive aqui no Brasil existe uma região instalada no estado de São Paulo.

Curso AWS Grátis

Aprenda a publicar seu site na AWS de forma gratuíta por 12 meses, economize com hospedagem e deixe seu site no melhor hosting do mundo. 

Zonas de Disponibilidade

Dentro de cada Região contém vários locais isolados conhecidos como Zonas de Disponibilidade. Quando você executa uma instância, poderá, por exemplo, escolher uma Zona de Disponibilidade ou deixar que seja selecionado de forma automática.

Você também pode distribuir sua aplicação em várias zonas de disponibilidades (A-Z) com isso, caso uma A-Z falhar outra A-Z poderá responder pelas solicitações requisitadas.

aws az - Tudo o que você precisa saber sobre Zonas de Disponibilidade na AWS.
Diagrama que representa as A-Z’s dentro de uma Região

Para criar uma máscara para sua aplicação e desta forma fazer apontamentos inteligentes entre Zonas de Disponibilidades você pode utilizar o serviço de Endereço IP Elástico, então caso uma Zona de Disponibilidade falhe você pode facilmente alterar o IP para outra Zona de Disponibilidade.

Zonas Locais

A Zona Local é uma extensão das Regiões da AWS. Ela é executada na proximidade geográfica do usuário final e tem por objetivo diminuir a latência de resposta de requisições realizadas pelos usuários.

Você pode aplicar as Zonas Locais em alguns casos como: entretenimento em geral, criação de conteúdo em mídia, jogos em tempo real, streaming de vídeo ao vivo e inferência de machine learning.

Todo o gerenciamento das Zonas Locais é feito através da AWS como um serviço que você pode habilitar e pagar apenas quando e quanto utilizar.

aws lz - Tudo o que você precisa saber sobre Zonas de Disponibilidade na AWS.
Diagrama que representa uma Zona Local.

Ter conhecimento de como é feito a distribuição computacional da AWS é muito importante, pois de acordo com o projeto, latência ou serviço oferecido, toda sua arquitetura de infra pode ser alterada.

Além disso, é importante ressaltar que alguns serviços estão disponíveis em determinadas regiões e outros não.

O preço também pode variar muito de uma região para outra, por exemplo, pagar por um serviço aqui em São Paulo não é o mesmo preço do mesmo serviço utilizando a região da Virgínia.

Espero que tenha gostado do conteúdo e entendido a importância do conhecimento de como é dividido todo poder computacional da AWS para poder montar a melhor estrutura para sua empresa.

Compartilhar artigo:
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Deseja receber conte├║do exclusivo?

Cadastre seu e-mail ao lado e fa├ža parte da nossa lista VIP recebendo todas as novidades com prioridade!

Sobre a autora

Deixe um comentário

O seu endere├žo de e-mail n├úo ser├í publicado. Campos obrigat├│rios s├úo marcados com *

Slide 3

Migrando sua app para a nuvem da AWS - PRO

Usando o m├ętodo Turbo Migration, em apenas 2 semanas ou menos voc├¬ conseguir├í levar a sua aplica├ž├úo local ou de uma VPS para a AWS com seguran├ža e objetividade.

Slide 2

Curso AWS Grátis

Aprenda a publicar seu site na AWS de forma gratu├şta por 12 meses, economize com hospedagem e deixe seu site no melhor hosting do mundo.

Slide 1

Modelos de Documentos

Lista de modelos de documentos como contratos, briefings e muito mais, totalmente grátis.

Slide 1

E-books sobre Python

Lista de e-books dispon├şvel para download de forma gratuita.