Entenda de uma vez por todas por que todos amam a linguagem Python.

0
164 views
keep calm and love python

 

Por que Python?

Eu costumo dizer que, de difícil o Python só tem o nome. Quando eu ouvi falar de Python logo pensei, deve ser complicado aprender uma linguagem de programação com esse nome, porém, depois que comecei a estudar eu só venho me apaixonando cada vez mais por ela.

O Python é uma linguagem de programação, como todos sabem rs, que permite você a trabalhar de forma rápida e eficiente. Além de ser uma linguagem poderosa, o Python é muito rápido, e fique tranquilo, pois ele possui uma sintaxe amigável.

O Python é também uma linguagem multi-plataforma, isso é, você pode rodar seus códigos desenvolvidos em Python no Windows, no MAC e no Linux. Podemos também dizer que mais uma vantagem de utilizar essa maravilhosa linguagem é o fato dela ser Open Source.

Para você que é iniciante na linguagem, começar com Python é muito bom, pois com ele é possível pensar como programador sem ter que se preocupar com todas as sintaxes complexas e inúmeros arquivos e estruturas de pastas que possuem em outras linguagens.

Nos EUA o Python é a linguagem mais popular para ensino introdutório nas universidades, além dela ser a quarta linguagem mais popular do mundo, atrás somente do Java, C e C++.

Eu gosto bastante desse exemplo, pois ele reflete exatamente o que é o Python, em Java, para escrever um simples Olá Mundo eu preciso escrever tudo isso de código.

<br />
public class Main{<br />
 public static void main(String[] args){<br />
 System.out.println('Olá Mundo!');<br />
 }<br />
}<br />

Porém em Python, vejam como é simples:

<br />
print('Olá Mundo')<br />

Viu como é fácil? Por ser uma linguagem simples, a curva de aprendizagem é extremamente rápida, em comparação às outras linguagens do mercado.

i love python 300x300 - Entenda de uma vez por todas por que todos amam a linguagem Python.

Se você leu até aqui, eu acredito que consegui te convencer a aprender Python! E antes de começar a programar em Python vamos fazer a instalação. A versão que utilizo atualmente é o Python 3, pelo menos hoje é a última versão da linguagem.

Para instalar o Python 3 você só precisa visitar o link do site oficial python.org e clicar em Download no menu superior, do lado direito você pode ver o título do seu sistema operacional e abaixo o botão com o texto: “Download Python 3”. Depois disso é só instalar e utilizar o passo a passo comum de instalação.

Para verificar se o Python foi instalado com sucesso, você precisa abrir o terminal do seu sistema operacional e digitar: “Python –version”. Ao digitar esse comando você vai receber como resultado a versão do Python que foi instalada na sua máquina.

Caso algum erro aconteça, principalmente para usuários Windows, é por que o Python não está configurado como variável de ambiente, e por isso o Windows não consegue identificar o comando Python, para corrigir esse problema, no Windows acesse: Painel de Controle >> Configurações Avançadas, nesse momento você vai ver uma janela como essa:

5 - Entenda de uma vez por todas por que todos amam a linguagem Python.

Clique em “Variáveis de Ambiente”, na próxima janela, na seção “Variáveis do Sistema” encontre a opção PATH e insira o caminho onde você instalou o Python, dentro da pasta deve conter um arquivo chamado Python.exe (você não precisa colocar o caminho com o nome do arquivo).

6 - Entenda de uma vez por todas por que todos amam a linguagem Python.

Pronto! Agora o comando Python vai funcionar normalmente no seu cmd do Windows.

Uma última dica importante, caso você esteja trabalhando com Windows, você pode optar por utilizar um terminal chamado cmder. Com esse terminal você poderá, dentro do Windows, executar comandos unix, e também criar várias abas de terminais diferentes, e fica tudo agrupado dentro de um único programa.

Bom gente eu fico por aqui, os próximos posts sobre Python prometo ensinar o Olá Mundo e também vamos utilizar o VirtualEnv para criar ambientes virtuais independentes.

2
Seja nosso usuário VIP
Cadastre-se agora e receba conteúdos exclusivos para os participantes da nossa lista VIP
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )